sexta-feira, 22 de maio de 2009

Porta ovos com jornais



---------- Forwarded message ----------
From: Ana Luiza <vemvoar@gmail.com>
Date: 2008/10/9
Subject: {Artesanato e Solidariedade} porta ovos com jornais
To: undisclosed-recipients


 
Utilidade Com Jornais Para a Cozinha
Por Guida Santos

Corte, cole, trance e monte as estruturas deste porta-ovos.

Custo aproximado para fazer esta peça:
R$ 3,00
Preço sugerido para venda:
R$ 15,00
Materiais
- Folhas de jornais
- Tesoura
- Cola branca
- Arames (67 cm e 40 cm)
- 1 bola de isopor (com 16 cm de diâmetro)
- Espuma
- 1 pedaço de papelão
- 1 recipiente (de plástico)
- Régua, tesoura e caneta
- Pigmentos látex e acrílico nas cores vermelha e laranja
- Fita crepe
- 1 pincel (pequeno)
- 1 agulha (de tricô)
- Verniz spray
- Pistola de cola quente
- Massa de biscuit e adesivos plásticos
(para fazer o bico e os olhos)
1) Dobre as folhas de jornais duas vezes ao meio, e depois corte, obtendo oito tiras de jornais.
2) Encape a agulha de tricô e monte os canudos de jornais que devem ser colados nas pontas para melhor fixação.
3) Apoie o recipiente plástico sobre o papelão, marque com a caneta, corte e obtenha um fundo. Repita novamente a operação.
4) Amasse um pedaço de jornal, passe cola nos 2 fundos cortados acimas e revista-os. Note que os dois fundos são iguais (1 para a parte externa e 1 para o interior da peça).
5) Dobre 30 canudos ao meio e cole-os ao redor de um dos fundos previamente montados. Use a pistola de cola quente como apoio.
 
6) Escolha um dos canudos e inicie o trançamento, embutindo-o no sentido horário ora por cima, ora por baixo dos demais canudos. Sempre que for terminando cada trançamento, cole a ponta do canudo a outro e prossiga até concluir um novo trançamento, e, assim, sucessivamente.
7) Prenda 15 canudos para evidenciar a parte dianteira (cabeça do pato); 16 canudos para cada lateral (totalizando 32); e 12 para evidenciar a parte traseira (o rabo do pato). Reserve.
8) Encape o arame com 67 cm de diâmetro com pedaços de jornais. Quando se aproximar da ponta, cole e prenda com um pedaço de fita crepe.
9) Coloque o arame encapado no interior da estrutura montada acima.
 
 
10) Vá trançando e, assim, montando a estrutura da peça. Puxe, então, 3 canudos na parte dianteira, corte-os, passe cola nas pontas e encaixe-os. Para as laterais, puxe todos os canudos, corte-os, passe cola nas pontas e encaixe-os sob os demais, formando as tramas. Use a ponta da tesoura para embutir os pedaços de canudos conforme forem sendo cortados e embutidos.
11) Vire a peça e cole o outro fundo (desenvolvido na etapa 4).
 
12) Conclua o trançamento para a parte dianteira, torcendo um canudo sob o outro, no sentido horário. Lembre-se de ir emendando os canudos com cola e usar a pistola de cola quente para fixar bem nas pontas.
 
13) Para determinar a parte traseira, desenvolva o mesmo trançamento (um canudo sob o outro, no sentido horário). Quando chegar ao topo, enrole outro canudo, cole-o e corte as rebarbas. Note o efeito obtido.
 
14) Monte a cabeça. Cole primeiro a bola de isopor ao pedaço de espuma com a pistola de cola quente.
 
15) Vá trançando vários canudos até obter um fundo trançado.
 
16) Encape a estrutura montada na etapa 14, partindo do mesmo procedimento de trançamento. Note que quando se aproximar da base, será ideal cortar as rebarbas dos canudos, trançá-los e colá-los.
17) Cole a estrutura sobre a parte dianteira da peça com a pistola de cola quente.
 
18) Monte duas asas do pato, encapando o arame mais fino com jornal, enrolando-o e trançando vários canudos de jornais até montá-lo. Será preciso seguir o mesmo procedimento de trançamento. Conclua colando as duas asas nas laterais da peça.
19) Parta para os acabamentos. Cole primeiro uma "coxinha" feita com massa de biscuit amarela para destacar o bico do pato.
20) Misture maior quantidade de tinta vermelha e vá integrando laranja e laranja até cobrir totalmente a peça.
21) Aplique verniz spray e impermebilize a peça. Depois cole os adesivos, simulando os olhos do pato. Assim, a peça estará pronta.
Fica com Deus...
Beijos no coração...